.post img{border: 1px solid #000000;padding: 1px;} .post a:hover img{border: 1px solid #6699FF;}

24 de set. de 2011

GIL BRANDÃO - MODA BRASIL ANOS 50

.
Gil Brandão e a criação de uma identidade nacional
.
Um desses dias amanheci com um nome na cabeça. Gil Brandão, um dos homens que fizeram ( ou criaram) a Moda brasileira, nos anos 50/60. Eu era menina, e todas as mulheres falavam em Gil Brandão, compravam revistas para reproduzir modelos de Gil Brandão. Minha mãe, tias, amigas delas... Gil foi tão importante para a Moda quanto para o jornalismo. Vendeu muito jornal, muita revista.
.
Costureiro”, como antes se chamavam os estilistas, preferia considerar-se modelista. Modelista e ilustrador, Gil lançou no Brasil a idéia do “faça você mesma”. Ensinava no Jornal do Brasil e revistas da época corte-e-costura, publicava moldes fáceis de ser seguidos, democratizando assim modelos antes só acessíveis às elites.
.
.
Como criar seus próprios modelos
.
"Começamos hoje a publicação em série de um conteúdo simples e objetivo de como cortar e costurar. Através dele, a leitora tomará conhecimento das regras gerais do corte e dos pequenos detalhes que dão a necessária elegância à costura. Não se preocupe a leitora de que não tem jeito nem conhecimentos do assunto. Costurar bem se baseia em pequeno trinômio: paciência, bom gosto e um pouco de imaginação".
.
Jornal do Brasil, 25/01/1959
.
.
A Moda no Brasil dos anos 50
.
Os anos 50 foram os chamados "anos dourados" da classe média brasileira, marcados  pelo desenvolvimento do país no Governo Kubtscheck, a primeira Bienal, a criação do Museu de Arte Moderna, a construção de Brasília, a Bossa Nova. A indústri têxtil está a todo vapor nas exportações,  rpomovendo grandes eventos de Moda ( Como a Fenit e a Miss Bangu), o algodão alcança boa cotação,  favorecendo o surgimento de uma Moda brasileira, até então cópia da Alta Costura francesa, e no qual se destaca o estilista Dener. Os tecidos não custam caro e muitos metros são gastos em cada modelo.
.
Saiba mais sobre a época em:
.
É, então, neste cenário que reina, com absoluta popularidade, o modelista.
.
Alguns modelos de Gil Brandão
.




.
Buracos na História
.
Sobre Gil Brandão há pouco que se ler na internet ou nos livros. A Moda Brasileira é pouco documentada. Há projetos de biografias e de publicações de seus métodos e modelos, ainda não realizados. E não encontrei dados concretos sobre sua origem e trajetória .Fica aí uma boa idéia para trabalho nas universidades de Moda.
.

Revista Fonfon, nov. 1952

3 comentários:

  1. Super dinâmico, ele popularizou a moda graças ao seu jornal e a presença nos programas femininos da TV Tupi, "Superbazar", "Boa tarde Cassio Muniz"
    e "Boa tarde" das suas amigas Maria da Glória e Edna Savaget e do Geraldo Casé. Excelente resgate!

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou bastante em um trabalho de escola. Obrigado. :D

    ResponderExcluir
  3. conheci GilBrandão nos corredores dos Diários Associados através do Jornalista Eliomário Valente Jr. muito educado e atencioso, Era na época um menino e ficava fascinado com ojingle do seu jornal... jornamulher do princípio ao fim.

    ResponderExcluir